SUPER BOCK GROUP
SUPER BOCK
Calsberg
água das pedras
Somersby
Termos e condições
Política de cookies
Política de privacidade
Contactos
Newsletter
voltar
A água é um bem-essencial à sobrevivência de qualquer ser humano, pois participa ativamente em quase todos os processos fisiológicos inerentes à sobrevivência.
A água presente no organismo necessita de ser renovada de forma contínua e de ser mantida em equilíbrio, sendo, por isso, muito importante um consumo de água por dia regular e em quantidades adequadas à saúde.
As perdas de líquidos ocorrem através da urina, fezes, transpiração e respiração e quando estas excedem os aportes ingeridos pode ocorrer desidratação celular.
No entanto, e apesar da importância da água para a saúde, a ingestão hídrica insuficiente e a desidratação são ainda condições bastante prevalentes, com diversas consequências para a saúde: desconcentração, irritabilidade, queda da tensão arterial, tonturas, entre outras.
Habitualmente, recomenda-se uma ingestão diária de 1,5L a 2L de água e um limite máximo de 3L. Porém, estas quantidades não são estanques, variam de pessoa para pessoa, dependendo da atividade física e profissional, do metabolismo, da idade, o clima, entre outras.
O caso do exercício físico é dos mais relevantes, visto que durante a prática de exercício físico o corpo perde muita água, através do suor, aumentando consideravelmente a necessidade de água.
Um indicador bastante fiável para saber o consumo de água que necessita por dia é a cor da sua urina.
De facto, se a urina se apresentar de cor escura e cheiro intenso, é um claro sinal de que o organismo está a acumular toxinas e precisa de beber mais água.
1. Beba um copo de água logo de manhã em jejum;
2. Leve uma garrafa de 1,5l de água diariamente para o trabalho para se lembrar constantemente de beber;
3. Nos dias mais frios, opte por beber chá sem açúcar;
4. Aromatize a sua água com limão, canela, fruta, hortelã, entre outros, para acrescentar sabor à mesma;
5. Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois diminuem a necessidade de beber água e são utilizados como alternativas à mesma;
6. Não espere pela sensação de sede para beber água, pois esta sensação já é um sinal de desidratação. Distribua a ingestão hídrica ao longo do dia, mesmo quando não tem sede.
7. Instale uma aplicação no telemóvel que o lembre de beber água e que monitorize a sua ingestão diária e o cumprimento dos objetivos.