SUPER BOCK GROUP
SUPER BOCK
Calsberg
água das pedras
Somersby
Termos e condições
Política de cookies
Política de privacidade
Contactos
Newsletter
voltar
O Pilates e saúde andam de mãos dadas, os seus benefícios vão desde a melhoria da flexibilidade até à correção postural, sempre associado com a respiração.
O pilates é um tipo de atividade física que procura o controle muscular, fortalecendo a musculatura e melhorando o seu tónus muscular, desenvolve também a capacidade de movimento e a sua organização, equilibrando a mente e o corpo, ao trabalhar a postura e a força.
A prática de Pilates pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que acompanhado por profissionais da área. Este método já é considerado um complemento de treino para atletas de alta competição, para conseguirem uma melhor condição física.
Pilates e saúde de mãos dadas
O pilates está associado à saúde pois o seu trabalho é muito orientado para a postura, mobilidade, flexibilidade, equilíbrio entre os grupos musculares, fortalecimento do core (musculatura do centro do corpo), estabilidade da zona pélvica e preservação das articulações.
O pilates auxilia no desenvolvimento do equilíbro e coordenação corporal, melhora a densidade óssea, ajuda no tratamento de doenças como escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla, desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhoria da circulação. É uma ótima ferramenta de exercício durante a gravidez e na recuperação no pós-parto. Portanto é benéfico para a maioria dos casos.
O pilates foca-se no trabalho de consciência corporal e desenvolvimento dos músculos do core (centro do corpo), ajudando a manter as curvas naturais da coluna vertebral e consequentemente a adquirir uma melhor postura.
As articulações do nosso corpo possuem o líquido sinovial, que é o líquido responsável por lubrificar e nutrir as células das articulações, quando ocorre muito atrito nas articulações a produção do líquido sinovial pode ser reduzida causando doenças como artrite reumatóide e osteoartrites. O Pilates é composto por exercícios sem impacto, preservando assim as articulações e evitando lesões nas articulações.
A respiração é um ítem importantíssimo no pilates, é realizada uma reeducação da respiração e concentração da mesma, o que facilita a execução dos exercícios levando também benefícios para o dia-a-dia, proporcionando mais consciência sobre a forma como respiramos, reduzindo o cansaço e melhorando a qualidade das tarefas diárias.
A prática regular do pilates ajuda a corrigir posturas, aliviar tensões e dores devido a problemas de coluna, das articulações, ou falta de alongamento ou mobilidade. O pilates atua na prevenção de hérnias discais, da espondilólise, da protrusão discal e de desvios posturais como a escoliose, a cifose e a lordose.
O trabalho de pilates incide muito nos músculos da zona pélvica, que geralmente são negligenciados, se estes músculos pélvicos não são exercitados, a uretra vai diminuir a sua força para reter a urina, este é um problema muito comum em mulheres, esssencialmente após a gravidez e na menopausa.
O pilates previne a incontinência urinária e é um tipo de tratamento não invasivo.
Como foi evidenciado o pilates incide bastante na musculatura do soalho pélvico, tendo como benefício a possibilidade de proporcionar mais prazer durante a relação sexual, principalmente no caso das mulheres.
O pilates trabalha a musculatura mais profunda, responsável pela sustentação e proteção dos ossos e articulações, assim como, o aumento da densidade óssea, é o principal aliado na prevenção de doenças como a osteoporose ou a artrite reumatóide mas também para evitar o desenvolvimento da mesma.
O pilates além de melhorar a condição física, promove o equilíbrio e uma melhor postura, assim como o foco na respiração, o que induz o organismo à libertação de endorfina (hormona do bem-estar) ajudando o corpo a relaxar.
Concluindo
O Pilates e Saúde são aliados, o pilates trabalha o fortalecimento muscular e ósseo, o equilíbrio, a respiração e a condição física, sendo benéfico para pessoas de todas as idades, auxiliando na prevenção, no alívio de dores e, ainda, na cura de problemas ósseo-articulares. Contribuindo para uma sensação de bem-estar e melhora da qualidade de vida. Ou seja, o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, independente da idade ou qualquer que seja o objetivo.
Sara Tomás - Personal Treiner