SUPER BOCK GROUP
SUPER BOCK
Calsberg
água das pedras
Somersby
Termos e condições
Política de cookies
Política de privacidade
Contactos
Newsletter
voltar
Vivemos numa atualidade em que o stress parece ser um ingrediente diário, acarretando vários custos para a saúde, hoje sugerimos algumas técnicas de relaxamento no trabalho para ter dias mais tranquilos e produtivos.
Stress: um dos malfeitores da atualidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stress atinge cerca de 90% da população mundial.
O stress caracteriza-se pelo conjunto de sintomas físicos e psíquicos que ocorrem devido a um evento específico, externo ao indivíduo, caracterizando-se como qualquer mudança no equilíbrio do indivíduo que requer uma resposta adaptativa que, quando elevado, pode provocar o surgimento e desenvolvimento de várias doenças.
O stress tem de ser controlado, tem que existir equilíbrio entre casa, trabalho, vida pessoal e não deixar chegar ao limite.
Dormir bem, ter uma alimentação adequada, atividades físicas e horas de relaxamento e diversão são fatores essenciais para o controlo do stress.
Técnicas de relaxamento no trabalho: faça um break de 5 minutos
Na atual vida moderna o stress parece fazer parte do quotidiano e pode afetar a saúde, a vida pessoal e qualidade do trabalho, é importante encontrar ferramentas para lidar com as diferentes tarefas diárias para manter um equilíbrio físico e emocional.
O exercício físico pode ser uma boa ferramenta para diminuir o stress, além de o ajudar a descontraír vai proporcionar uma sensação de bem-estar.
O exercício físico liberta a chamada hormona “da felicidade” responsável pela sensação de prazer, melhorando também o auto-controle e, quando praticado regularmente pode mesmo ajudar a controlar as dependências.
Então sugiro algumas técnicas de relaxamento no trabalho que o irá ajudar a descontraír e tirar mais proveito do seu rendimento no trabalho.
É uma técnica simples e eficaz que pode ser feita em qualquer local.
1. Sente-se confortavelmente no chão ou numa cadeira, mantendo a coluna ereta.
2. Os olhos podem ficar abertos ou fechados, como preferir.
3. Inspire pelo nariz o ar lenta e profundamente, procurando expandir apenas o tórax.
4. Expire lenta e suavemente pela boca como se estivesse a soprar.
A respiração profunda reduz a frequência cardíaca, melhora a oxigenação das células do corpo e cérebro, liberta a tensão muscular, proporcionando sensação de calma.
De pé, com os pés à largura dos ombros, joelhos levemente fletidos, braços ao longo do corpo, faça movimentos circulares lentos com a cabeça, 10 movimentos para cada lado.
1. De pé, com os pés à largura dos ombros, joelhos levemente fletidos, braços ao longo do corpo, mantenha a cabeça neutra e faça movimentos circulares com os ombros para trás e depois para a frente.
2. De seguida eleve os ombros como se quisesse encostá-los nas orelhas e relaxe, repita o movimento 10 vezes.1. Na posição de pé, com os pés à largura dos ombros, inspire e suba os braços acima da cabeça;
2. Deite o ar fora e deixe cair os braços em direção ao chão, em frente às pernas, ao mesmo tempo que flete as costas;
3. Repita este exercícios 10 vezes.
1. Coloque-se na posição de pé, com os pés afastados à largura dos ombros.
2. Os braços estendidos para cima e uma mão junta à outra.
3. Estique-se o mais que puder em direção ao teto e permaneça durante 20 segundos.
4. Em seguida incline-se para um lado, o máximo que conseguir sem mover a bacia durante mais 20 segundos, volte ao posicionamento original e faça o mesmo movimento para o outro lado.
Se tirar 5 minutos do seu dia para fazer estas técnicas de relaxamento não irá atrapalhar o seu trabalho e em consequência conseguirá relaxar e ser mais produtivo. O exercício físico aliado ao descanso, a uma alimentação saudável e hidratação (beber água) são elementos fulcrais para a saúde.
Sara Tomás - Personal Treiner